13 de outubro de 2011

'SEU' AMARO CALOMBI

Vi de longe um senhorzinho andando de costas com uma viola pendurada e um chapéu na cabeça. Apressei o passo pra ver se o rosto era enrugado e cheio de histórias marcadas na pele, e era. Tive que parar pra conversar. Sou fascinada por velhos e muito curiosa pra saber um pouco do que eles tem a dizer e pensam do mundo.

Bom, o senhor é 'Seu' Amaro Calombi, repentista nascido em Serra Talhada que encontrei viajando com o Thi para Porto de Galinhas. Dois minutinhos de prosa logicamente não foram suficientes para conhecer a vida fascinante deste nordestinho com seis dedos em cada mão. Isso mesmo, são seis dedos em cada mão! Toda vez que olho a foto tenho que contar pra conferir, pois acho que uma parte de mim não acredita. E quantas infinitas canções já cantaram estes doze dedos do Seu Amaro...

Conhecemos pouco deste Pernambucano, mas o suficiente para emocionar nossos corações e lembrar com carinho da doce e típica voz destes homens que alegram tanta gente por aí. Seu Amaro disse que canta há mais de 50 anos. Alguns minutos desta longa jornada foram dedicados a nós muito gentilmente. Lembraremos com carinho deste momento por toda a vida.

PS: "Amor, não vou levar a câmera. Sei que vou me arrepender, mas não vou levar. Só levarei a saboneteira e só." Taí, me arrependi. Foto de saboneteira. Ódio. Os momentos que queria fotografar aconteciam pelo menos 5 segundos antes de serem clicados, quando a câmera tentava fazer o foco. O melhor era tentar adivinhar o gesto dos próximos 5 segundos pra tentar fazer alguma boa. Ódio. É clichê, mas eu sabia! De qualquer forma, eu gosto de experimentar isso. Saboneteira não assusta, não ostenta. E eu gosto de chegar perto. Mas da próxima vez, melhor assustar. :)



6 comentários:

  1. SENSAICONAAAAAAAAAAAAAL AMIGAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
    Contei várias vezes tb! rsrsrsrs
    Eu, então, q já tenho essa neura...rs Imagina!
    Paola Gil

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com a saboneteira as fotos ficaram ótimas...
    e deu pra gente conhecer um pouquinho do Seu Amaro.
    Também conheci uma professora que tinha seis dedos, só que o sexto era depois do polegar.
    Que bom saber que vcs estão curtindo o nordeste...
    Bjkas.

    ResponderExcluir
  3. Vc é DEMAIS, Claudinha!
    Sensacional, mesmo!
    =)

    E olha que estavas com a saboneteira... nem queria ver o "estrago" que ias fazer se estivesses com a camera! =D
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Meu avô Amaro calombi Homem de coração tão bom ♡ dia 23/08/2015 ele foi morar no céu mais ele jamais sera esquecido Em menoria do meu avô amaro com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vanessa, qie surpresa boa alguém da família aparecer por aqui. E que triste notícia saber q seu vozinho se foi. Mas estará guardado para sempre em nossos corações e neste registro simples que fiz, mas com muito carinho. Um abraço fraterno a vc e toda família. ❤

      Excluir